Rios Online
Rios On Line é um projeto de divulgação científica e ciência cidadã concebido em 2005 por pesquisadores e estudantes da UFAM. A partir de 2011 vem sendo apoiado por importantes parceiros como o SO HYBAM (https://hybam.obs-mip.fr/), o Serviço Geológico do Brasil - SUREG/Manaus (antiga CPRM), a Agência Nacional de Águas e o ICMBio (Instituto Chico Mendes para preservação da Biodiversidade), o Instituto Francês de Pesquisas para o Desenvolvimento (IRD) e a Embaixada da França no Brasil. Nasce da vontade de fazer dialogar a ciência e as populações da Amazônia, um público particularmente vulnerável face às mudanças climáticas. A partir de 2023 ganhou o status de Programa de Extensão Institucional da UFAM.
Rios Online parte do princípio que os rios tem papel fundamental no processo de manutenção da floresta em pé na Amazônia. Os rios respondem muito rápido às condições do meio existente na superfície dos continentes, em alguns meses para o caso do transporte em solução, e em alguns anos para o caso do transporte em suspensão. Assim, são particularmente sensíveis a toda mudança, seja ela climática, ou resultante de atividades humanas (antropismo).
A iniciativa quer contribuir para monitorar esses processos envolvendo os atores locais que são os ribeirinhos. Parte da certeza de que o conhecimento científico que hoje existe, já é suficiente para melhorar substancialmente a vida dos ribeirinhos da região. No entanto, para isso se faz necessário vontade política. Na ausência desta, vinda dos poderes estabelecidos, a vontade cidadã pode ter um papel fundamental.
Reunindo ribeirinhos e a academia, se busca construir uma rede cidadã para, usando a ciência e o conhecimento tradicional, gerar qualidade de vida para as populações do interior da Amazônia.
Acreditamos que já existem soluções para que essas populações possam fazer face a eventos hidroclimáticos extremos, bem como resolver problemas ligados à saúde e abastecimento d'água. Deste modo já é possível construir de forma compartilhada uma frente popular de enfrentamento destas problemáticas, desde que os atores estejam devidamente munidos de meios para que possam ter a oportunidade de compartilhar e fazer crescer seus conhecimentos.
Como atuamos?
Rios Online conta com uma equipe de professores, alunos e voluntários, ribeirinhos, que atuam na região com:
-
Exposições na rua, em bares e praças públicas de cidades Amazônicas mostrando fotos tiradas por sua comunidade, mostrando a realidade dos rios da região;
-
Rodas de conversas com populações ribeirinhas para troca de conhecimentos e de experiências;
-
Apresentações e mini-cursos quanto ao uso de tecnologias simples que podem ser utilizadas pelos locais para monitorar e dar alarmes quanto a situações de risco vividas pelas populações;
-
Compartilhamento de informações com autoridades constituídas e com os comunitários para auxiliar na tomada de providências quanto a problemas relacionadas aos rios e denunciados pelas populações ribeirinhas.
-
Apoio a projetos comunitários locais.
Clique aqui para saber mais e acesse o instagram do projeto.
Redes Sociais